As origens da Casa Moderna
As moradias modernas foram desenvolvidas a partir de novas ideias, perspetivas e de um estiloprogressista que se fortaleceu após a Segunda Guerra Mundial. A Guerra veio a introduzir novos materiais – como o metal e o contraplacado – na fachada arquitetónica, tornando possível estes designs simplistas correntes.
Muitos consideraram que este estilo moderno fora uma reação aos estilos ecléticos e ornados da era Vitoriana, anteriormente, a Arte Nova. A primeira onda de casas modernas – conhecidas como as Modernas de Meio-Século – é caracterizada por superfícies planas, janelas com grandes vidros e espaços abertos que continuamente integram a natureza no seu design.
Grandes figuras como Joseph Paxton e Frank Lloyd Wright sem dúvida que inspiraram as casas modernas atuais. Estas podem apresentar diferentes aspetos e incorporar designs elegantes e lisos com grandes janelas e espaços abertos.
Vantagens das Casas Modernas
Estes estilos únicos da arquitetura podem incorporar diferentes visuais. As pessoas gravitam em direção à fusão de elementos históricos e em atenção às correntes tendências de estilos de vida que estas casas oferecem.
O design espaçoso das casas modernas é uma das suas atrações. As moradias tendem a prestar atenção ao uso do espaço da forma mais eficiente possível. Esta atenção ao detalhe considera toda a estrutura numa só – inclusive o espaço do teto, da entrada e demais corredores – maximizando o fluxode ar e minimizando o desperdício de espaço.
As moradias modernas procuram por um equilíbrio entre o uso do espaço com o tamanho geral da casa e a sua integração no ambiente circundante. Estas estão desenhadas para se integrarem com as casas ao seu redor e com espaços naturais abertos, enquanto ainda permanentes nas leis de zonamento da cidade. Esta preocupação em criar um equilíbrio entre o design, a eficiência estrutural e a estética na sua globalidade, valorizam as lideranças para casas muito atraentes.
Estas também são conhecidas por premiarem a luz natural. Grandes janelas viradas para Sul são comumente combinadas com janelas mais pequenas, para inundar o espaço com luz natural, enquanto se mantém a privacidade. Maximizar a luz natural ajuda nos custos de energia, exigindo menos luz durante o Verão ou mantendo o quente durante o inverno.
Personalizar Casas Modernas
Um outro benefício de se ser proprietário de uma casa moderna é a possibilidade de personalizar o espaço.
Considerando que as casas modernas raramente usam designs simétricos, é fácil realizar-lhes mudanças contínuas. Tal irá permitir uma grande variedade de expansões e melhorias futuras – não é fora do comum a redução de tamanho e a adição de mais características ao espaço exterior.
Casas Modernas São Amigas do Ambiente
As casas modernas tendem a enfatizar a sustentabilidade, a eficiência energética e o uso de materiais reciclados e não-tóxicos.
Esta ênfase em minimizar o desperdício estende-se a materiais de construção, electrodomésticos, canalizações de economização de água, ar condicionado e iluminação energeticamente eficiente. Casas modernas planeiam premiar a energia e a eficiência ambiental, maximizando e reciclando a energia sempre que possível.
Isto é em adição à luz natural e à corrente de ar que economiza dinheiro e o planeta.
Estas são características importantes para que os milenários entrem no mercado de compra de habitação. Casas contemporâneas são opções inteligentes: designs de estilos lustrosos com custos baixos de energia e de manutenção.
Antigamente, era comum os planos das casas contemporâneas não serem aprovados, prevalecendo rigorosos pactos e restrições da vizinhança. Atualmente, encontram-se mais zonas a aceitarem o estilo da casa contemporânea, apercebendo-se de que existem vários benefícios nos planos de casas contemporâneas ou modernas:
- Amplitude
Planos de casas modernas não utilizam o espaço ao acaso; ao invés disso, o espaço é usado tão eficientemente como possível, complementando toda a estrutura como uma só. Isto inclui desenhar espaços de teto tanto como entradas e corredores para maximizar o fluxo de ar e minimizar espaços de transição. Planos de casas modernas geralmente procuram por um equilíbrio entre o espaço e o tamanho global da casa. De facto, dentro das casas modernas, o espaço vivido nunca é limitado ao espaço interno, mas também se estende à forma como a casa é construída no meio circundante. Isto implica ter em consideração as casas ao redor, a natureza e as leis citadinas de zonamento.
- Luz abundante
Planos de casas modernas também dão uma extra atenção aos níveis de luz natural. Isto significa incluir não só janelas grandes com a sua direção para o Sul da casa, como também janelas mais pequenas em múltiplas direções numa divisão, para trazer um nível de luz natural que providencie luz suficiente para se ver sem comprometer a privacidade e os níveis de luminosidade. Planos de casas modernas que maximizem os níveis de luz natural podem economizar nos custos de energia durante o Verão, ao permitir o uso de menos luzes.
- Design Esteticamente Agradável
Os planos de habitações modernas que realmente se sobressaem são as que mantêm um balanço entre o design, a eficiência estrutural e o seu valor estético em geral. Planos de casas contemporâneas caracterizam-se pelos seus vastos, arrojados e sólidos elementos externos; simples alpendres rasos inclinados ou linhas de telhado planas; mistura de elementos de madeira natural, pedra, metal e vidro; e linhas pontiagudas e lisas. Um objetivo do design de casas contemporâneas é integrar aspetos esteticamente agradáveis no plano geral desenhado, enquanto se minimizam desnecessárias adições estruturais.
- Bastante espaço para a personalização
Um outro motivo para optar por planos de casas modernas dá-se pelo facto do seu design não responder necessariamente à simetria ou a outras convenções do design, deixando bastante espaço para a personalização e expansões futuras. Nalguns casos, os proprietários podem até diminuir em tamanho num momento mais tarde e edificar mais funcionalidades externas alternativamente – portanto, nos planos de moradias modernas, não há necessidade de sobrecarregar a sua casa com divisões ou características que não necessita. Personalize até que tenha o correto design enquadrado.
- Amigo do planeta
Por fim, e talvez o mais importante: os planos de moradias contemporâneas geralmente colocam uma grande ênfase na eficiência energética e ambiental. Tal significa não ser esbanjador de materiais, isolamento, ar condicionado, fluxos de ar e por aí adiante. Maximizar e reciclar energia sempre que possível é o objetivo. Isto inclui, dentro de outras coisas, canalizações de economização de água interiores, iluminação energética eficiente e o uso de materiais de construção que sejam sustentáveis e reciclados. Estes, combinados com bons níveis de luz natural e fluxos de ar eficientes, são aspetos importantíssimos de um design de uma casa que consegue poupar o seu dinheiro – e ajudar o planeta – a longo prazo.
Em conclusão, antes de escolher o design da casa, é sempre sensato gastar tempo em pesquisas e listar que características precisa e não precisa. Tenha em consideração os benefícios que os designs contemporâneos proporcionam e lembre-se que pode sempre personalizá-los de acordo com as suas preferências.