Casas modulares preço chave na mão

O Que São Casas Modulares?

Uma casa modular consiste em secções de “módulos” construídos numa fábrica, depois entregues e edificadas no próprio local. Estas vêm em planos pré-desenhados ou podem ser personalizáveis em qualquer forma ou tamanho. Para além disso, seguem-se pelos mesmos códigos de construção que as casas construídas em terreno, mas são mais fortes e poupam mais energia. Acrescentando-se, ainda, que se parecem mais como uma casa regular.

Tipos De Casas Modulares

As casas modulares podem tanto estar sobre ou fora de uma estrutura, com diferenças no seu preço, classificação e valor a longo prazo.

– Fora da estrutura – As casas mais comuns e de grande qualidade são levantadas da sua estrutura de transporte e colocadas num alicerce permanente, o que as torna mais dispendiosas e difíceis de transportar. Estas habitações podem ser apreciadas como casas construídasem terreno considerando que têm alicerces duradouros e os compradores passam a ser proprietários do local.

– Sobre a estrutura – Estas casas permanecem numa armação de aço em chassis após entrega. Considerando que a estrutura de transporte permanece no mesmo sítio e não fica permanentemente ligada a um alicerce, muitos credores e avaliadores classificam-nas como casas móveis. Estas são mais acessíveis porque prescindem de um alicerce e deslocá-las torna-se mais fácil.

Como É Que As Casas Modulares São Construídas?

Os fabricantes de casas modulares constroem 80 a 90 porcento das suas secções e módulos numa fábrica. As fábricas constroem as paredes, instalam a parede de gesso, os eletrodomésticos e o esqueleto do telhado, pintam e inspecionam para controlo de qualidade. O trabalho de fábrica acontece simultaneamente com trabalhos em terreno para preparar o alicerce.

Assim que os módulos são entregues ao local de construção, uma grua coloca-os sobre um alicerce permanente. Os empreiteiros montam as secções, conectam as linhas de serviço público, e unem cada peça ao alicerce. Por vezes, a casa mantém-se na estrutura de aço em que foi entregue como parte do alicerce.

Por fim, os empreiteiros completam as finalizações da casa e procedem com inspeções mínimas. Agora a casa está pronta para ser habitada.

Quanto Tempo Demora A Construção De Uma Casa Modular?

A construção deste estilo de habitação é 30% mais rápida do que das casas construídas em terreno e necessita de 2 a 6 meses para construção, entrega e montagem. Contudo, irá depender do tamanho, das personalizações e do número de módulos e funcionários. O tempo de montagem em terreno pode levar entre 4 a 6 semanas com uma dúzia de trabalhadores.

É Possível Colocar Uma Casa Modular Numa Placa?

Estas casas são tipicamente construídas numa cave (ou pavimento mais baixo) ou em alicerces de pilares e vigas com espaço de rastejamento. À placa solidificada falta-lhe a força necessária para suportar o peso da habitação modular. Tal peso causa rachaduras e sedimentações na placa, levando a estragos significativos a longo prazo.

As habitações modulares necessitam de espaço por baixo de si mesmas para o sistema AVAC, e as conexões elétricas e de canalização durante a instalação. Caso compre uma casa modular sobre uma estrutura, é opcional que esta última seja permanente, tornando-a, assim, mais barata. Contudo, os credores podem classificá-la como uma casa móvel, o que pode restringir as suas opções financeiras.

Pode Uma Casa Modular Ter Cave?

Estas casas podem ser construídas num alicerce em cave ou num sistema de pilares e vigas com espaço de rastejamento. Ao adicionar uma cave tal pode custar-lhe 20.000$ a 29.000$ em média, dependendo do tamanho. O valor inclui os custos do design, das licenças, das escavações, da construção e das finalizações. 

Por Quanto Tempo Dura Uma Casa Modular?

As casas modulares podem durar tantos anos ou mais como uma casa regular construída em terreno. Habitações modulares usam materiais de alta qualidade e construção, o que significa custos de manutenção mais baixos. Para além disso, são mais seguras, passam por inspeções para assegurar controlo de qualidade, e têm a mesma aparência que casas construídas tradicionalmente.

As Casas Modulares São Seguras?

Casas modulares são estruturas permanentes seguras que vão ao encontro dos códigos padrão e das regulações de casas construídas em terreno. Estas habitações usam 15 a 20 porcento mais de madeira e passam por uma inspeção e testagem restrita antes da sua entrega. Tal torna-as mais fortes e seguras do que casas tradicionalmente construídas.

Estas também são fixadas a um sólido alicerce em cave e são mais seguras quando se lida com inundações e furacões. As casas modulares conseguem aguentar furacões com ventos a cerca de 280 km/h, com menos estragos do que casas tradicionalmente construídas em terreno, e são recomendadas pela FEMA.  

As Casas Modulares São Um Bom Investimento?

As casas modulares são um bom investimento porque o seu valor aumenta com o tempo, tal como qualquer outra propriedade. Além disso, são mais eficientes energeticamente e perduram mais do que casas construídas em terreno. As mais altas taxas de apreciação são atribuídas a habitações modulares com fundações permanentes que incluem o terreno e a propriedade em construção.

As Casas Modulares São Mais Baratas?

As casas modulares são de 10 a 20 porcento tipicamente mais baratas do que habitações contruídas em terreno e usam os mesmos materiais de qualidade. A construção modular poupa nos custos de construção e todas as inspeções são realizadas na fábrica. Para além disso, as casas modulares são energeticamente mais eficientes, o que economiza, substancialmente, nas despesas mensais.

Contratar Um Construtor de Casas Modulares

Quando se contrata um instalador de casas modulares ou um empreiteiro em geral, tenha a certeza de que este já tem experiência, considerando que se trata de um tipo de construção mais especializada.  Empreiteiros licenciados em geral vão:

  • Obter licenças antes de o projeto começar e seguir os códigos de construção;
  • Cumprir com todas as responsabilidades de supervisão de projeto;
  • Reconhecer potenciais problemas antes que se tornem numa questão;
  • Contratar e gerir subcontratantes para tarefas específicas.

Empreiteiros vão gerir a preparação do local, o que inclui desobstruir o terreno, tratar da conexão de serviços públicos e do trabalho no alicerce. Em seguida, irão montar as secções da casa modular e coordenar os acabamentos. Por fim, irão instalar os extras como um caminho/rampa de entrada, uma varanda ou uma garagem.

Obter Quotas Estabelecidas Para Casas Modulares

Antes de contratar um empreiteiro:

  • Arranje, pelo menos, três orçamentos em pessoa para comparar;
  • Pergunte por recomendações a família, amigos e vizinhos;
  • Leia críticas e procure por trabalhos anteriores no HomeGuide e Google
  • Escolha empreiteiros especializados ao invés de gerais se se tratar de um projeto em específico;
  • Pergunte por todo um contrato por escrito em caso de disputa;
  • Evite realizar pagamentos adiantados em grandes quantias. Nunca pague na totalidade ou em dinheiro, e proponha um agendamento de pagamento por trabalho completo.