A Renascença através do cinema

Somos pessoas em constante evolução, sabemos disso desde o início de nossa história. Mesmo na criação do universo. Os nossos gostos mudam, antes gostávamos de jogar ao futebol e agora de fazer alguma aposta ao vivo. Nós tendemos a melhorar e, portanto, tendemos a deixar coisas, pessoas, empregos, que não nos permitem crescer ou que já não trabalham ou contribuem com algo para nós, isto é o que chamamos de “ciclos de fechamento”.

A era renascentista foi a transição da idade média e o início da era moderna, esta nova etapa destacou descobertas científicas e novas maneiras de ver a filosofia e as artes, começam a entender mais sobre o ser humano, mas para não falar mais, deixamos estes filmes inspirados na renascença, que falam sobre aquela época.

“Pecado” (Sin, 2019) – Dir. Andrey Konchalovskiy

Florença, início do século 16. Michelangelo famoso gênio vivendo na pobreza, exausto por sua luta para terminar o teto da Capela Sistina. Quando o Papa Júlio II morre, o artista fica obcecado em conseguir o melhor mármore para terminar a sua tumba.

Neste ponto da história há uma luta de poder entre os Médicis e a família Della Rovere, Michelangelo começa a ver que ele está sendo minado. Ele começa a ter esta paranoia de que eles querem envenená-lo, mas ao mesmo tempo vemos como ele tem esta atração o tempo todo pelos menores detalhes. São 2 horas de duração, você pode assistir no Prime Video e na Apple TV.

“Tudo é verdade” (The Last Act, 2018) – Dir. Kenneth Branagh

No ano de 1613 William Shakespeare é reconhecido como um dos maiores escritores de sua época. Suas peças são aclamadas e os seus maus momentos econômicos estão por trás dele. Tudo muda quando o popular Teatro Globo queima durante uma apresentação, forçando o dramaturgo a retornar à sua cidade natal de Stratford, onde ele deve confrontar a sua família.

Assombrado pelas lembranças da morte de seu único filho, Hamnet Shakespeare conta a sinopse, conta um pouco mais sobre a vida depois de escrever suas maiores peças, e como ele passa os seus últimos dias cercado por sua família e completando a sua última peça com o seu filho, dura 1h 41m e pode ser visto no Prime Video.

Luther (2003) – Dir. Eric Till

Enfoca o retrato biográfico do reformador protestante Martinho Lutero. Examina as suas batalhas mais pessoais, e a transformação que ele sofreu ao longo de sua vida de monge para líder do movimento protestante, ao perceber que as pessoas no Vaticano estavam lucrando com a fé, e o chamou de terrorista da Igreja. Martinho Lutero escreveu mais de 95 escritos atacando a igreja, e foi um dos líderes da Reforma Protestante. Este filme tem duração de 2 horas e pode ser visto no YouTube.

Elizabeth I (Miniseries 2005)

Esta é uma minissérie de 2 partes, a primeira parte focaliza os últimos anos de seu relacionamento com Earl Leicester. A segunda parte enfoca sua relação com o Conde de Essex. Esta minissérie expõe o caráter frio e compulsivo, mas também mostra o lado vulnerável, instável e caprichoso da Rainha Elizabeth I. A série ganhou um Prêmio Globo de Ouro e um Emmy. Você pode assistir no Hulu e Prime Video.

Estas foram algumas recomendações de filmes da era renascentista. Agora vamos recomendar 1 filme, sobre o renascimento que temos como pessoas, sobre quando nos descobrimos, ou pensamos que estamos presos e não evoluímos.

A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty, 2013) – Dir. Ben Stiller

Walter Mitty, é editor de fotos para a revista Life. A publicação está lançando a sua última edição impressa e ele é o responsável pelo trabalho fotográfico da prestigiosa capa. Só que ele não consegue encontrar o negativo da fotografia escolhida e parte em busca da mesma, levando-o a novas aventuras que o tiram de sua vida cotidiana e enfadonha. Tem a duração de 1h 54m e você pode assisti-lo no Prime Video e Clarovideo.