4 coisas que os católicos devem ter em suas casas

Casa Catolica

Não há limites para as muitas coisas maravilhosas que um católico pode ter em sua casa. Esta lista é simplesmente seis sugestões de coisas que os lares católicos devem tentar ter à mão. Aprecie!

O símbolo da fé cristã tem sido a cruz, desde os tempos mais remotos. A Cruz de Jesus Cristo é a causa instrumental da nossa salvação. Na Cruz, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, deu Seu próprio Corpo e Sangue como resgate por muitos. Os primeiros seguidores do Caminho traçariam a cruz por todo o corpo. Isso ainda fazemos como a oração do sinal da cruz na qual invocamos a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Em nossas casas, o crucifixo serve como um lembrete visual diário do dom de Jesus Cristo por nós na Santa Cruz. É um sacramental da Igreja pelo qual, através dos olhos do nosso corpo, os olhos da nossa alma se abrem ao fluir da graça de Deus.

Arte Sacra

Outro grande lembrete visual da Fé é a arte sacra e artigos religiosos. Estátuas, pinturas e ícones são muito mais do que meras lembranças. As próprias imagens de Jesus, Maria, os santos ou os anjos não recebem adoração que é devida somente a Deus. Claro, só prestamos reverência e adoração ao Pai e ao Filho através do Espírito Santo.

As imagens religiosas, pinturas, estátuas e ícones mediam aquele que é imaginado. Se temos um ícone de São Nicolau, por exemplo, estamos a reconhecer o fato de que esse grande santo está com Deus no céu. Assim, São Nicolau está muito vivo em Cristo. Nós, como batizados, podemos falar aos santos pelo poder onipotente de Deus. Isso não é “andar ao redor” de Deus, pois é somente por Sua graça que dois membros do Corpo de Cristo podem estar tão intimamente ligados em ambos os lados do véu da morte. O ícone media a presença do santo glorificado, que está no céu com Cristo, e assim permite que nossos sentidos corporais movam nossas almas à veneração e peçam a intercessão desse santo.

Embora a maior parte do trabalho teológico sobre ícones tenha sido feito pelos santos orientais mil anos atrás, especialmente São João de Damasco, os mesmos princípios valem para estátuas, pinturas e outras imagens. Eles tornam presentes aos nossos sentidos humanos as realidades espirituais que são representadas simbolicamente na madeira, metal, gesso ou barro.


Ganchos na Parede

Todos os católicos precisam de cabides ou ganchos na parede do espaço principal, como uma sala de estar ou um covil. Estes servem um propósito muito prático. Com ganchos na parede, é possível pendurar coisas nos ganchos. Para os da tradição latina (ou para quem pratica esta devoção), pode pendurar os rosários da sua família. Para os da tradição bizantina, pode pendurar os seus chotkis ou cordas de oração. Isto serve o propósito útil de o alertar a si ou à sua família para rezarem, talvez juntos.


Jardim de Maria e Estátua Lá Fora

Um bonito cato na casa da família, se possível, é colocar uma estátua de Nossa Senhora no seu quintal e talvez plantar um jardim à sua volta. Isto também poderia servir um propósito mais evangelístico ao ter a estátua no pátio da frente, com vista clara para a rua.

Certamente nunca poderemos amar a Virgem Maria mais do que o seu Santíssimo Filho Jesus Cristo ama. Honrá-la é trazer honra e glória a Ele. Ela indica-nos a Ele. Ela olha por nós e protege-nos com um olhar e uma mão maternal. Ela é o pescoço do Corpo Místico de Cristo e o canal pelo qual todas as graças fluem, pelo Espírito Santo, do Céu para cada um de nós na Terra.

Desde o primeiro momento do seu “sim” a Deus até agora, ela continua na sua santa missão de trazer o seu Filho ao mundo. A ação que marcamos como Natal nunca cessou. Maria está também a apontar-nos para o seu Filho e a levar-nos até Ele e a Ele para nós.


Calendário Católico

Muitas igrejas distribuem calendários que têm todo o ano litúrgico da Forma Ordinária do Rito Latino marcado em cada mês. Este calendário pode ser colocado num local central em casa para que todos o vejam.

É bom para nós saber o que está a acontecer no calendário da Igreja, a fim de manter a Fé perto de casa. Se é a Festa da Imaculada Conceição, talvez tenha um bolo branco com cobertura branca para marcar a pureza da Mãe Santíssima. Há muitas maneiras diferentes de trazer o calendário litúrgico para casa e consagrar a casa com a prática da Fé.