Qual será o melhor tipo de cozinha para a sua casa? Tendo em conta os hábitos da sua família, as suas preferências e o espaço disponível, é possível planear uma cozinha moderna que se adapte perfeitamente às suas necessidades.
Existem vários tipos de disposição de cozinha, determinados pela localização do frigorífico, do fogão e do lava loiças.
5 tipos de cozinhas modernas
A organização destes elementos vai alterar completamente a funcionalidade e o conforto de utilização da cozinha, pelo que é essencial conhecer as várias formas de os dispor e os benefícios de cada tipo de disposição. A postos para se deixar inspirar?
Cozinha com ilha
Um dos mais cobiçados modelos de cozinhas modernas, a cozinha com ilha distingue-se pela bancada no centro, onde pode ou não existir lava loiça e/ou fogão.
Prática e esteticamente única, a ilha é também uma ótima opção para reunir a família, funcionando como uma espécie de balcão ou mesa com bancos altos onde pode fazer refeições práticas.
A cozinha com ilha tem alguns requerimentos específicos, nomeadamente a nível do espaço. Numa cozinha pouco espaçosa, a colocação de uma ilha pode dificultar a deslocação.
Se este for o seu caso, talvez seja melhor optar por uma cozinha com disposição linear, onde a bancada poderá ficar paralela ao restante mobiliário.
Cozinha linear
Provavelmente o tipo mais comum de cozinha até recentemente, a cozinha linear conta com uma disposição tradicional da mobília e eletrodomésticos.
Decerto já terá entrado numa destas cozinhas. É um modelo muito utilizado em espaços limitados, como, por exemplo, cozinhas estreitas.
Consiste, sucintamente, na ocupação de uma única parede. Ao entrar, as bancadas, fogão, lava loiças, frigorífico, eletrodomésticos e armários encontram-se num mesmo lado da cozinha.
Por norma, o lava loiça fica no meio da bancada, o fogão de um lado e o frigorífico na ponta oposta.
Algumas famílias optam por complementar esta disposição, caso haja espaço de sobra, com uma ilha (cozinha linear com ilha), uma mesa ou algumas arrumações na parede oposta da cozinha.
Para além de prático na utilização, pois todos os elementos estão próximos uns dos outros, este é também um tipo de cozinha mais fácil de executar.
Cozinha paralela
Na cozinha paralela, existem duas bancadas, uma de cada lado, colocadas frente a frente, paralelamente. Deste modo, é criado um corredor no centro do espaço, onde as pessoas podem circular livremente e executar tarefas em simultâneo.
Ambos os lados da cozinha podem ser aproveitados para colocar eletrodomésticos e arrumações. Caso o espaço disponível o permita, pode até transformar um dos balcões numa mesa de refeições.
Muitas famílias optam por colocar o frigorífico do lado oposto ao fogão e ao lava loiça, por modo a separar o local de armazenamento da zona de preparação de comida.
Cozinha em U
Este modelo de cozinha utiliza três paredes para fazer um aproveitamento eficiente do espaço, como se de uma letra U se tratasse.
É um formato parecido com o da cozinha paralela, mas adequado a espaços maiores, onde é possível dispor armários e eletrodomésticos de um modo mais desafogado.
Nas cozinhas em U, a circulação de pessoas é facilitada, pois, existe um espaço amplo no meio da divisão.
A disposição do lava loiças, fogão e frigorífico pode ser feita de acordo com o espaço e preferências do proprietário, mas é recomendada a colocação das zonas de armazenar, preparar e cozinhar os alimentos em áreas distintas para um maior equilíbrio e praticabilidade.
Cozinha em L
É um modelo que utiliza duas paredes perpendiculares para fazer a disposição de bancadas, armazenamento e eletrodomésticos segundo a orientação da letra L.
É ideal para otimizar espaços pequenos e também permite separar as zonas de armazenamento preparação e confeção dos alimentos.
Como costuma ser um modelo bastante adotado em espaços pequenos, a cozinha em L é frequentemente acompanhada por eletrodomésticos de pequenas dimensões ou embutidos nos móveis.
Tem ainda a grande vantagem de deixar algum espaço no centro onde pode ser colocada uma mesa para preparação de alimentos ou para refeições.
Agora que conhece melhor os modelos mais comuns de cozinhas modernas, decerto terá inspiração para planear a remodelação deste espaço.