As melhores dicas para conseguir uma excelente avaliação imobiliária

As melhores dicas para conseguir uma excelente avaliação imobiliária

Obter o melhor preço para a sua casa é sempre uma prioridade importante para qualquer vendedor, especialmente quando depende desse capital para o ajudar a comprar a sua próxima propriedade. Aqui ficam algumas dicas rápidas sobre avaliação imobiliária que podem ajudar a potencializar o valor da sua propriedade.

No que toca à venda de casa não há garantias, ao fim e a cabo uma casa só vale o preço que o comprador está disposto a pagar por ela. Recomendamos que fale sempre com o seu agente imobiliário da zona para ter uma ideia das tendências dos compradores na mesma. Ao fazê-lo, poderá ficar com uma ideia mais clara se será melhor colocar a sua casa diretamente no mercado ou se deverá fazer algumas mudanças que ajudem a atrair um grupo maior de compradores. Há que dar prioridade ao que é realmente importante.

De seguida, se quiser fazer algumas melhorias rápidas, estas dicas sobre avaliação imobiliária deverão ajudá-lo a potencializar o preço da sua propriedade:

1. Aspeto do Exterior

Muitos compradores são atraídos por jardins e/ou áreas de estar ao ar livre, mas receiam a manutenção que estes podem comportar. Mesmo que não seja uma pessoa hábil com plantas, é importante que um potencial comprador consiga ver os resultados de um jardim em vez do trabalho que este possa dar – a maioria das pessoas não vai querer uma selva a crescer nas traseiras da sua nova casa.

Crie uma área para refeições ao ar livre e dê uma nova cara ao seu jardim, cortando a relva ou aparando as sebes. Se tem algum orçamento extra, por que não chamar um jardineiro local para dar um jeitinho?

2. Aquelas tarefas que normalmente “ficam para um dia destes

À medida que uma casa se transforma num lar, começa a esquecer aqueles pequenos trabalhos de bricolagem que sempre prometeu fazer – pode até sentir que aquela prateleira instável ou que o papel de parede descascado dão personalidade à casa, mas infelizmente a maioria dos compradores não vai sentir o mesmo.

Torneiras a pingar, radiadores enferrujados, ladrilhos desgastados, rodapés lascados ou interruptores que não funcionam são problemas menores a que pode ter deixado de dar importância, mas que podem ser corrigidos com muita facilidade. Por menores que possam parecer estas tarefas, podem ter um grande impacto na avaliação que o comprador faz da sua casa.

Não se esqueça que a sua casa pode não ser a única propriedade que o comprador tem em vista, por isso assegure-se que não este encontra nenhuma desculpa para ignorar a real dimensão da sua casa.

3. Evidencie o espaço

Os compradores desejam a melhor relação qualidade/preço, portanto, é importante dar-lhes a sensação de um espaço amplo. Pode sempre arregaçar as mangas e deitar algumas paredes abaixo para criar um espaço aberto ou simplesmente desobstruir os quartos.

Coloque espelhos nas divisões mais pequenas para dar a ilusão que são maiores ou então seja criativo com a arrumação para evidenciar o potencial das divisões.

Visite algumas das novas casas no mercado atual: quase todas disponibilizam espaços amplos, pois é isso que as famílias hoje em dia valorizam.

4. O que conta são as primeiras impressões

Antes mesmo de um comprador ter a hipótese de entrar na sua propriedade, ele vai criar a primeira impressão da sua casa a partir do aspeto do exterior.

Assegure-se que a sua casa seja tão atraente por fora como por dentro, se tiver a sorte de ter um jardim à frente, certifique-se que é acolhedor. Muitas vezes, tem apenas uma hipótese de dar aos potenciais compradores a impressão certa, estejam eles a passar pela sua casa ou a navegar pelas propriedades online.

Experimente colocar cestos pendurados ao longo da fachada da sua casa com as flores da estação para conferir um pouco de cor à fachada e destacá-la.

5. Seja neutro

Pintar o quarto do seu filho de preto durante a fase da adolescência pode não ter sido ideia sua, mas este é um ótimo momento para tornar os seus quartos neutros.

Alguns compradores podem ser capazes de ver para além do seu conceito peculiar de arte ou ignorar qualquer papel de parede monótono, mas para muitos isso pode ser um grande desapontamento. O segredo para conseguir o preço certo para a sua casa é torná-la atraente para o maior número possível de compradores – é por isso que ser neutro pode revelar-se fundamental.

Não tem que despersonalizar a sua casa até esta parecer uma casa não habitada em exposição, mas pegar um pincel no fim de semana e retocar a tinta estalada ou dar aos quartos principais um esquema de cores neutras pode fazer uma grande diferença. Além disso, cores claras e neutras podem ajudar a tornar os seus quartos mais espaçosos, fazendo um dois em um.

Lembre-se que as mudanças nem sempre são necessárias, pois muitos compradores podem estar interessados numa propriedade como a sua. É por isso que o aconselhamos a falar sempre com o seu especialista local, pois este pode fornecer uma avaliação imobiliária atualizada e recomendar a melhor maneira de exibir a sua casa de modo a atrair o maior número possível de compradores.